domingo, 16 de fevereiro de 2014

10 Dicas para não estragar seu Carro !



É consenso entre os mecânicos, a grande maioria das manutenções corretivas tem como origem o mau hábito dos condutores, seguido por problemas ocasionados por buracos e a seguir por combustíveis adulterados ou de péssima qualidade. 

Diz se o ditado " Melhor prevenir do que remediar" e mantém o bolso saudável visto que este desperdício de tempo e dinheiro pode ser totalmente evitável, mudar hábitos e comportamentos irão fazer toda a diferença na vida útil das peças e componentes do seu veículo, mudar a forma de conduzir o veículo para um modo preventivo e defensivo também lhe ajudará, confira !

1. Não ande com combustível na reserva todo o tempo.




Isto causa a queima da bomba de combustível, isso ocorre devido ao superaquecimento da bomba visto que o próprio combustível trabalha no arrefecimento da bomba, entra de ar e sujeiras acumuladas por pouco combustível também é outro fator da queima. Os mecânicos aconselhar manter em pelo menos 1/4 da capacidade do tanque com combustível.



2. Não passe na diagonal em lombadas ou depressões.


 Muitos condutores acreditam que passar de lado ou na diagonal em lombadas, valetas e depressões suavizam o impacto gerado, ao contrário este hábito estraga toda suspensão e desalinham completamente o sistema de direção causando vibrações no volante em velocidade alta. Coxim, buchas, batentes, pivôs também são comprometidos. O aconselhável realmente é passar com o veículo reto e com as rodas alinhadas na lombada e devagar.

3. Andar com o pé no pedal da embreagem nem pensar.


 Este hábito é quase inevitável, inconsciente e até intuitivo, porém destrói todo sistema de transferência de marchas inclusive podendo danificar o câmbio, os especialistas informam que este hábito causa a troca do sistema de rolamento, disco e platô em menos do quê a metade da vida útil prevista para estas peças. Uma ótima dica é colar um pedaço de fita vermelha no volante para lembrar e reduzir este vício.

4. Acelerar o carro em ponto morto, não faça isso.


Além de gastar mais combustível e poluir o ar desnesesáriamente, você compromete as peças da parte inferior do veículo como virabrequim, mancais e rolamento gerando folgas e até vazamentos de óleo.


5. Muito Cuidado com as guias (meio fio)


Ao estacionar, muito cuidado com as guias, elas desalinham a cambagem entre eixos, danificam rolamento e desbalanceiam as rodas podem gerar muito ruido e trepidação, outro fator é girar o volante e exercer muita força para sai do local estacionado gerando folga na direção, procure um local adequado para estacionar, evite locais apertados e mantenha um espaço da guia.


6. Enchentes e áreas alagadas, melhor esperar.




Muitos se arriscam desnecessariamente e danificam rolamentos, correias, esticadores e alguns até um trincamento de blocos devido a sua temperatura elevada, então antes de prosseguir verifique se há condições de continuar, caso contrário aguarde.


7. Arrancadas e reduzidas bruscas, evite.


A não ser que seu carro for concebido para corridas evite tal costume, este é um comportamento que mais danifica um veículo, só para citar alguns: engrenagem de câmbio, sistema de embreagem, coxins de motor, homocinéticos, girabrequins e muito mais podem ter sua vida útil absurdamente reduzidas e seu carro visitará um mecânico com muito mais frequência de que você gostaria. A maior causa deste comportamente se dá em vias urbanas seja por congestionamentos ou vias muito pequenas. Então paciência, tenha por hábitos saídas suaves e mantenha velocidade compatível com a via em que está trafegando.


8. O Prazo de troca do óleo venceu, troque-o rapidamente.



 Quando o motorista percebeu lá se foram 1.000


quiilometros á mais que o indicado pelo fabricante do óleo, muito e muitos motores são retificados por causa da falta de troca, pois este óleo usado perde sua viscosidade prejudicando a lubrificação das partes internas do motor levando estes a fundirem.



9. Andar com o carro desengrenado em declives e áreas de serra, Não.


 Alem de por em risco sua segurança e a dos passageiros você poderá empenar discos de freio, pastilhas e rolamentos. Não se arrisque na banguela, ande com o carro engrenado na marcha relativa à sua velocidade, isto evitará um superaquecimento dos sistema de frenagem quando for exigido acarretando falhas e produzindo defeitos como mencionado.

10. Todas peças de desgaste tem sua vida útil, não espere quebrar.

Manter uma manutenção preventiva ainda é a melhor saída, verifique com seu fabricante a tabela com os prazos para troca dos componentes e ajustes do seu véiculo, principalmente quando se refere a segurança como: Freios, Pneus, Amortecedores, Caixa de direção, suspenção, coxins. Fique atento seu carro e seu bolso agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem leu Tambem Gostou Destes Artigos :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que rola no Facebook