terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fazer seu Próprio Anti-mofo e Desumidificador

Atualmente muito caros os anti-mofos comerciais, cerca R$ 6,00 á R$ 9.00 dependendo a marca e quantidade. Porem á algumas fórmulas caseira para se combater o mofo, que é consequência de umidade alta. A Indicação para este produto é armários, comodas, guarda roupas já que a madeira oferece mais condições de fungos, mofos e traças.







O Principio ativo dos anti-mofos é o cloreto de cálcio e pode ser encontrado em lojas do ramo (quimica) com um preço muito acessível, porem alguns produtos podem substituir com muita eficácia e são mais acessíveis para comprar como : cal de pintura, bicarbonato de sódio, giz de lousa (escolar), talco industrial.



Se conseguir o cloreto de cálcio ótimo, neste caso basta reutilizar uma embalagem de antimofo, colocar o cálcio e vedar com um filtro de café. 

Para quem gostaria de preparar esta fórmula caseira de anti-mofo eu sugiro utilizar giz de lousa e potencializar com uma mistura de cal e bicarbonato de sódio 50% cada. Proceda assim caso não tenha uma embalem de anti-mofo para reutilizar:

1 Pote de margarina 500 gr bem limpa e seca.
2 Faça furos na tampa 
3 Coloque a mistura de cal e bicarbonato no fundo do pote cerca de 1 dedo de cobertura
4 Forre com papel absorvente esta camada.
5 Quebre os gizes e acondicione acima da camada anterior até a borda do pote.
6 Coloque um filtro de café para selar o pote em seguida utilize a tampa com furos e pronto !
7 A troca do produto depende da quantidade de umidade no local e pode variar de 15 a 30 dias ou quando perceber aguá no pote cobrindo a primeira camada.

Dica: em guarda roupas e gavetas a umidade é maior porque retém umidade de roupas, roupas mesmo que limpas porem utilizadas não devem em hipótese algum retornar ao guarda roupa por já conterem bactéria e fungos e se proliferam com a umidade encontrada no móvel, potencializando os fungos e mofos. Em dias de frio ou mais úmidos deixe as roupas secarem por mais tempo ou passe todas com ferro mais quente, e deixe os armários e gavetas um pouco abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem leu Tambem Gostou Destes Artigos :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que rola no Facebook