domingo, 23 de fevereiro de 2014

Dicas para Cultivo de Manjericão em casa, Horticultura !

O Manjericão é uma planta aromática muito utilizada em culinária como condimento, também é o ingrediente principal na produção de molho italiano chamado "Pesto". Possui propriedades medicinais utilizada como medicamento natural em infusões para preparos de chás para muitas moléstias. Até onde se sabe sua origem é proveniente do Havaí.





Perene ou anual, o manjericão é plantado sobretudo por pequenos agricultores no Nordeste. Ambientes com muita luminosidade e chuvas regulares são os preferidos para o desenvolvimento da planta, que pode chegar a produzir por até três anos. O clima frio não agrada a todas as variedades, que podem ser determinadas pelo porte, formato da copa, tamanho e características do seu óleo essencial.

SOLO: fértil e de granulação média
CLIMA: na faixa de 21 a 25 graus
ÁREA MÍNIMA: pequenas hortas, caixotes ou vasos
COLHEITA: a cada 60 dias
CUSTO: 2,50 reais a muda
INÍCIO - antes de tudo, é preciso fazer uma análise do solo onde será plantado o manjericão. Um engenheiro agrônomo pode dar as orientações sobre as correções e fertilizações exigidas para o cultivo. Em vasos, assegure-se de que a terra seja fértil e de granulação média.
PLANTIO - o ano inteiro, substrato comercial. Elas devem ser mantidas irrigadas.
CORTE - faça o primeiro corte somente após três meses do plantio. Ele deve ser a 40 centímetros do nível do solo. Repita o processo a cada 50 ou 60 dias, ou quando observar que há uma aproximação das copas, a ponto de prejudicar as folhas mais baixas por impedir a luminosidade. Os cortes favorecem a produtividade, pois o manjericão volta a brotar e a ramificar.
PRAGAS E DOENÇAS - embora seja bastante resistente, o manjericão pode ser atacado principalmente pela larva minadora, pelo bicho-mineiro e pelas doenças rhizoctoniose, fusariose e cercosporiose.
TRATOS - em plantas que exigem cortes sucessivos, alguns tratos são necessários. Faça com freqüência capinas e controle de doenças e fertilizações. Assegure a disponibilidade de água.
PRODUÇÃO - as folhas podem ser colhidas quando a planta atingir cerca de 0,50 cm


Vídeo Sugerido em Horticultura


Gostou da Matéria ? Façla seu comentário e compartilhe no Facebook !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem leu Tambem Gostou Destes Artigos :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que rola no Facebook