domingo, 23 de fevereiro de 2014

Dimensionar e Instalar Chuveiros, Normas Técnicas !

Todo mundo já sabe ! O chuveiro é o grande vilão do consumo energético, porem é menos sabido que o desperdício de energia elétrica pode ser potencializado na escolha do chuveiro errado, altura da instalação e dimensionamento errado da fiação (bitola) dos cabos.







Alguns detalhes podem fazer 
muita diferença na aplicação destes equipamentos começando pela altura da instalação onde a altura ideal é 2,10 metros sendo que, acima disto o chuveiro precisará trabalhar com mais potência porque há mais contato da agua com ar e consequente resfriamento.

A escolha é outro fator que pode haver mais economia, na ordem os chuveiros são mais econômicos devido á menos pressão e fluxo de água em sua capsula de aquecimento exigindo menos resistência, em segundo lugar são as duchas eletrônicas, devido sua regulagem ser feita por um reostato (potenciômetro) permite o banho na temperatura ideal não precisando de mais água e pressão do que o necessário e por ultimo o banho mais gostoso porem mais caro é a ducha, desenvolvida para um banho com muita água e pressão, requer do chuveiro menor resistência e a maior troca de calor.


a bitola e dimensionamento do cabo é um fator importantissímo tanto para segurança quanto economia, uma bitola inferior à necessidade do chuveiro pode gerar calor (energia dissipada) no cabo gerando desperdício e risco de incêndio.

Uma boa dica é colocar o redutor de pressão de água na entrada do cano do chuveiro, isto proporciona uma economia média de 25 na conta, porem é claro isto depende do tipo de reservatório do imóvel, e se houver pouca pressão não é necessário.


Segue abaixo algumas tabelas de dimensionamento e vídeo sugerido


Vídeo técnico dimensionamento chuveiro





Gostou da Matéria ? Faça seu comentário, deixe sugestão e compartilhe no Facebook !





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem leu Tambem Gostou Destes Artigos :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que rola no Facebook